O capim em geral e o utilizado para alimentação de gado também forma parte do cardápio, tendo em conta apenas que as de maior porte (capim elefante, por exemplo) só são consumidas pelos coelhos se cortadas até que atinjam 50 cm de altura, quando crescem mais do que isso começam a ficar duras e dificilmente são aceitas. Mas eles também apreciam muito as plantas aromáticas como: erva cidreira, manjerona, capim santo (ou capim limão), erva doce (adoram!), etc. E cenouras, é claro.
Também gostam de vários matos silvestres, sementes, algumas flores e cascas de árvores. Cuidado ao deixar seu coelhinho solto no quintal, se tiver uma árvore tem que proteger o tronco com um cercado, senão... adeus casca até a altura que ele alcançar!
Algumas folhas como as de amoreira, videira (folhas mais novas) e rami, podem deixar as fezes mais moles por isso é aconselhável deixar essas folhas murchar uma hora mais o menos antes de dar aos coelhos.
Plantas a serem evitadas além da já conhecida Comigo-ninguém-pode:
Amarantus
Antirrhinum ou boca-de-leão
Arum ou copo-de-leite
Asclepias eriocarpa
Bryonia
Convallaria majalis (Lírio-do-brejo, lírio-de-maio)
Dahlia ou Dalia
Laburnum
Pteridium aquilinum ou samambaia
Scrophularia nodosa (Erva-de-São-Pedro)
Senecio jacobaea ou tasna
Symphitum ou Confrei
Taxus baccata
Sempre deixe um caneco de água fresca. Tem que ser trocada todos os dias, e o bebedouro tem que ser lavado bem com água e sabão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário